A serventia do Umbará, uma das mais antigas de Curitiba, contribui para a sociedade com importante e valiosa missão de registrar os atos e momentos mais sublimes da vida, que passam pelo nascimento, casamento até a conquista da aquisição de bens.

O Distrito Judiciário abrange os bairros do Umbará, Ganchinho e Sitio Cercado, cada um com uma história interessante e curiosa, sendo de grande valia para o enriquecimento da nossa cultura histórica.

A história da região do Umbará está ligada às olarias de tijolos e a fabricação de barricas de erva-mate, recebeu o nome devido a constituição argilosa do solo que em tempos de chuva formava-se uma grande quantidade de barro nos caminhos: “um bará”, ou seja, um barro só, segundo a tradição oral do povo. O bairro Ganchinho, em meados do século XVIII era passagem de tropeiros, o nome do bairro se deu pelo corriqueiro “ganchinho de arame”, item utilizado pelos viajantes para pendurar os arreios. Já o bairro Sitio Cercado, onde encontra-se a Serventia do Umbará, antigamente havia um grande fazendeiro da região que possuía uma extensa área de terra, onde parte desse sitio era cercado por rios e córregos surgindo assim o nome do bairro. Hoje o Sitio Cercado é considerado o segundo bairro mais populoso de Curitiba.

A primeira sede da serventia foi estabelecida numa pequena residência em madeira estilo italiano, contando na ocasião com apenas 2 funcionários. Hoje totalmente modernizada, conta com funcionários qualificados os quais, assim como o titular Raul Fernandez Schuchovsky, estão comprometidos à prestação de serviços com grande seriedade.